logo

CUIABANO NO COMANDO

Lula escolhe general de Mato Grosso para assumir comando geral do Exército

Exército Júlio Cesar Arruda já serviu no 9º BEC em Cuiabá e comandou Agulhas Negras


Por Redação com RDNews

img

Reprodução

O presidente da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu um general cuiabano para comandante geral do Exército. O posto será ocupado pelo general de quatro estrelas Júlio Cesar de Arruda, de 63 anos, atual comandante do Departamento de Engenharia e Construção.

O critério usado por Lula para definir o comandante foi antiguidade. O general Júlio Cesar de Arruda, que ascendeu à patente em 2019, é o mais antigo da tropa.

A nomeação foi definida por Lula em reunião com o futuro ministro da Defesa José Múcio Monteiro. O anúncio oficial acontece ainda nesta sexta (09).
Para ser nomeado comandante geral do Exército, Júlio Cesar de Arruda “venceu disputa” com o general Tomás Paiva, comandante militar do Sudeste, preferido por alguns aliados do petista.
Júlio Cesar de Arruda é o quinto cuiabano a chegar a general e ingressou nas Forças Armadas pela Escola Preparatória de Cadetes de Campinas (SP). Antes da atual função, serviu no 9º BEC em Cuiabá e em unidades em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás. Inclusive, foi observador militar em Angola nos anos 90 e comandante da Academia Militar das Agulhas Negras.

Comandantes

A Marinha será comandada pelo almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, atual comandante de Operações Navais da Marinha; o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual chefe do estado-maior da Aeronáutica, comandará essa Arma; Já o comandante do Estado-maior das Forças Armadas será o almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, atual chefe do estado-maior da Marinha. (Com informações do Blog da Andréia Sadi)


Fique sempre informado das principais notícias do Popular Online em tempo real no seu WhatsApp. (CLIQUE AQUI)


ECONOMIA

Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil começa a valer em janeiro de 2026

Segundo o governo federal, a medida deve beneficiar cerca de 25 milhões de brasileiros.


OUVIDORIA ITINERANTE

AGERR Pantanal promove ação “Ouvir de perto para agir melhor” em municípios do Oeste de MT

Iniciativa aproxima a Agência da população e reforça o compromisso com a transparência nos serviços de saneamento.


POLÍTICA

Deputados aprovam proposta que dificulta aborto em crianças e adolescentes

A medida anula a Resolução nº 258/2024 do Conanda, que definia diretrizes para o atendimento humanizado de meninas vítimas de estupro no sistema público de saúde.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.